Manual de Uso

Aviso Imporante:
O uso do Visual Builder em seu site é recomendado apenas para a edição do conteúdo atual. Caso não se sinta seguro, entre em contato conosco para realizar edições, caso necessário. Para usar o Visual Builder, antes de tudo, você precisa estar logado no painel do seu site. Para acessar entre em seusite.com.br/wp-admin e insira o seu login e senha.

O QUE É E COMO ATIVAR O VISUAL BUILDER
PRIMEIROS PASSOS

CONHECENDO O FRAMEWORK
O que é o Visual Builder?

O Visual Builder permite que você edite seu site pelo front-end! É uma experiência incrível e permite um poder de personalização muito mais rápido. Quando você adiciona conteúdo ou ajusta as configurações de design dentro do Visual Builder, suas alterações aparecem instantaneamente. Você pode clicar na página e começar a digitar. Você pode destacar texto e ajustar sua fonte e estilo. Você pode adicionar novos conteúdos, construir sua página e assistir tudo acontecer bem na frente dos seus olhos. Veja no vídeo abaixo algumas das principais funções que seu Visual Builder é capaz de fazer!

SAIBA COMO USAR O FRAMEWORK
Como ativar o Visual Builder?

Enquanto você estiver conectado ao seu painel do WordPress, você pode navegar para qualquer página do seu site e clicar no botão “Ativar o Visual Builder” na barra de administração do WordPress, localizada no topo, para iniciar o Visual Builder. Se você estiver editando sua página pelo painel interno, você pode alternar para o Visual Builder clicando no botão “Ativar o Visual Builder” que fica no topo da interface. Os botões estão sendo mostrados na imagem abaixo.

COMO PERSONALIZAR SEU SITE COM O VISUAL BUILDER
INFORMAÇÕES BÁSICAS

EDITANDO SUA PRIMEIRA PÁGINA
Adicionando Seções

Antes de poder adicionar qualquer coisa à sua página, você precisará primeiro adicionar uma seção. As seções podem ser adicionadas clicando no botão azul (+) — mostrado na imagem abaixo. Quando você passa o mouse sobre uma seção que já existe na página, um botão azul (+) aparecerá abaixo dele. Quando clicado, uma nova seção será adicionada abaixo.

EDITANDO SUA PRIMEIRA PÁGINA
Adicionando Linhas

Depois de adicionar sua primeira seção, você pode começar a adicionar linhas com colunas dentro dela. Uma seção pode abrigar qualquer número de linhas e você pode misturar e combinar linhas com vários tipos de colunas para criar uma variedade de layouts.
Para adicionar uma linha, clique no botão verde (+) dentro de qualquer seção vazia (as seções são as caixas com borda azul), ou clique no botão verde (+) que aparece quando se desloca sobre qualquer linha atual para adicionar uma nova linha abaixo dela — mostrado na imagem abaixo. Depois de clicar no botão verde (+), abrirá uma janela com uma lista de tipos de colunas. Escolha a coluna desejada e pronto! Uma nova caixa, desta vez com a borda verde, será adicionada dentro da seção.

EDITANDO SUA PRIMEIRA PÁGINA
Adicionando Módulos

Os módulos podem ser adicionados dentro de linhas e cada linha pode alojar qualquer número de módulos. Os módulos são os elementos de conteúdo da sua página e o Visual Builder vem com mais de 40 elementos diferentes que você pode usar para construir. Você pode usar módulos básicos, como texto, imagens e botões, ou módulos mais avançados, como slides, galerias de portfólio e vídeo.
Para adicionar um módulo, clique no botão cinza (+) que existe dentro de qualquer coluna vazia ou clique no botão cinza (+) que existe ao colocar o mouse sobre um módulo — mostrado na imagem abaixo. Depois de clicar no botão, uma janela abrirá com uma lista de módulos. Escolha o módulo desejado que ele seja adicionado à sua página e o painel de configurações do módulo aparecerá. Usando este painel de configurações, você pode começar a configurar seu módulo, basta seguir as intruções.

EDITANDO SUA PRIMEIRA PÁGINA
Configurando e Personalizando Seções, Linhas e Módulos

Cada seção, linha e módulo podem ser personalizados de várias maneiras. Você pode acessar o painel de configurações de um elemento clicando no ícone de engrenagem que existe ao passar sobre qualquer elemento na página — mostrado na imagem abaixo.

Isso abrirá o painel de configurações para o elemento que você adicionou. Cada painel de configurações é dividido em três guias: Conteúdo, Design e Avançado (não recomendamos editar esta última guia). Cada guia é projetado para tornar acessível e fácil o acesso e o ajuste da grande variedade de configurações do Visual Builder. A guia Conteúdo, é claro, é onde você pode adicionar conteúdo, como imagens, vídeo, links e etiquetas de administração. A guia Design é onde colocamos todas as configurações de design para cada elemento. Dependendo do que você estiver editando, você pode controlar uma grande variedade de configurações de design com um clique; incluindo: tipografia, espaçamento (preenchimento/margem), estilos de botão e muito mais.

PRONTO, VOCÊ JÁ ALTEROU O QUE PRECISAVA
É hora de salvar suas alterações!

Para salvar suas modificações, clique no ícone roxo na parte inferior da tela — mostrado na imagem abaixo. Isso expandirá a barra de configurações e fornecerá várias opções. Depois de clicar, você encontrará os botões Salvar, é só clicar neles para suas alterações validarem e aparecerem para seus clientes!

OUTRAS OPÇÕES DE PERSONALIZAÇÃO

PERGUNTAS FREQUENTES

Aviso Importante:
A partir daqui você encontrará instruções para alterar e adicionar outros conteúdos em seu site, que estão fora do Visual Builder, no painel de controle do seu site.

NOVO LOGOTIPO
Alterando seu Logotipo

No painel de controle do seu site, na barra de menu lateral esquerda clique em Visual Buider > Theme Options. Um painel como o mostrado abaixo irá abrir, onde você poderá alterar o seu logotipo e outras opções de personalização do seu site. Em Logo, basta clicar em ‘Upload’. Uma nova janela irá abrir, onde você terá a opção de inserir uma nova imagem como seu logotipo. Não esqueça de clicar em salvar após o processo.

PUBLICANDO NO SEU BLOG E SITE
Adicionando Posts e Projetos

No painel de controle do seu site, na barra de menu lateral esquerda clique em Posts > Adicionar Novo. Na página que irá se abrir, você poderá adicionar o título da postagem na primeira caixa e o texto do artigo na caixa maior, abaixo. Diversas opções para a estilização do texto e alinhamento estão disponíveis.
Além disso, é importante não se esquecer de adicionar a categoria da publicação, selecionando no box na parte direita da página. Abaixo, em ‘Definir Imagem Destacada’, você deverá clicar para adicionar alguma foto ou imagem para representação do post. Após feito todos os passos acima, clicar em ‘Publicar’, no botão azul.
O processo para adicionar novos projetos em seu site é exatamente igual acima, onde você terá apenas que clicar em Projetos > Adicionar Novo no menu lateral do seu painel de controle.

ADICIONANDO E EDITANDO ÁLBUNS DE FOTOS
Adicionando e Editando Fotos na Galeria

Para adicionar um novo álbum de fotos em sua galeria, clique em Album Gallery > Add Album Gallery no painel de controle do seu site, na barra de menu lateral esquerda. Na página que irá se abrir, você poderá adicionar o título da álbum na primeira caixa e fazer o upload das fotos clicando no botão ‘Gallery Images’mostrado na imagem abaixo. Na janela que irá abrir, basta clicar na aba ‘Enviar Arquivos’ e fazer o upload de todas as fotos de uma vez só!
Além disso, é importante não se esquecer de adicionar a imagem padrão, clicando em ‘Definir Imagem Destacada’. Após feito todos os passos acima, clicar em ‘Publicar’, no botão azul.

COLOCAR PRODUTOS À VENDA NA SUA LOJA VIRTUAL
Adicionando e Editando Produtos

Para adicionar novos produtos na sua loja virtual WooCommerce, clique em Produtos > Adicionar produto no painel de controle do seu site, na barra de menu lateral esquerda. Na página que irá se abrir, você poderá adicionar o título do produto na primeira caixa e adicionar os campos do produto na tabela abaixo. Nela, você poderá adicionar o preço, gerenciar seu estoque do produto, adicionar o peso e medidas da embalagem para o cálculo do frete automático, e adicionar outros atributos.
Além disso, é importante não se esquecer de adicionar a imagem principal do seu produto, clicando em ‘Definir Imagem Destacada’. Caso tenha mais de uma foto do produto e você queira mostrar todas, adicionar as outras imagens em ‘Adicionar galeria de imagens do produto’. Após feito todos os passos acima, clicar em ‘Publicar’, no botão azul.

Aviso Importante:
Obviamente, as configurações deste campo são para quem possui uma loja virtual WooCommerce desenvolvidas conosco. Para tratar de problemas ou adicionar novas funções à sua loja, recomendamos que entre em contato conosco.

ATENDENDO SEUS CLIENTES
Acessando Chat Online

Caso você tenha solicitado um chat online para seu site, você pode aprender como acessar o painel aqui.  Antes de tudo, é importante ressaltar que o sistema do chat é terceirizado, oferecida pela ZenDesk. Para atender seus clientes pelo chat integrado ao seu site, você deve estar conectado ao painel da ZenDesk. Para acessar você pode clicar aqui ou acessar o link www.account.zopim.com/login

CONTROLE DE ACESSOS

Acessando Google Analytics

O Analytics é um serviço oferecido pelo Google que permite a você avaliar vendas e conversões, informações atualizadas sobre como os visitantes usam seu site, como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem. Para fazer login ao seu painel do Analytics você deve clicar aqui, e entrar com seu email e senha cadastrados. Para aprender a como utilizar a plataforma e ver os rescursos oferecidos, você pode clicar aqui e acessar o site oficial do Google Analytics.

ADICIONANDO PÁGINAS E LINKS NO SEU MENU
Adicionando e Editando Páginas no Menu

Para adicionar novas páginas em seu menu, clique em Aparência > Menus no painel de controle do seu site, na barra de menu lateral esquerda. Na página que irá se abrir, você poderá adicionar as páginas que precisar selecionando no menu esquerdo e clicando em ‘Adicionar ao Menu’. Para adicionar um link externo, você pode clicar em ‘Links Personalizados’ no menu esquerdo.

SEGURANÇA DO SEU SITE
Alterando a Senha do Painel

Ao entregarmos seu projeto, lhe damos uma senha criada por nós. Caso queira alterá-la, no menu do seu painel de controle, clique em Usuários. Na páfina que irá abrir, desça a página e clique em ‘Gerar Nova Senha’. Por padrão, o sistema cria uma senha difícil que você pode guardá-la e utilizá-la. Caso queira criar uma nova, apague a senha gerada e escreva a sua. Após finalizar não esquecer de clicar em ‘Atualizar perfil’ no fim da página.

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