Gestão, Produtividade

Networking: a chave do sucesso para quem está iniciando seu próprio negócio

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Você trabalha com seu networking? Ter uma boa rede de relacionamento hoje é essencial para qualquer empreendedor e deve se tornar uma prática recorrente dentro das empresas para ampliar ao máximo as oportunidades de negócio.

Mantenha sua rede de contatos sempre atualizada e renovada

O networking consiste em manter contato com outros profissionais e (porque não?) antigos clientes. E não estamos falando somente no Facebook ou LinkedIn, nem distribuindo todos os seus cartões de visitas! Para desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais basta ser memorável: preocupe-se em escutar e focar sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja um fornecedor, parceiro de negócios, sócio, cliente ou funcionário.

Se você não obtém resultados com networking, você está fazendo errado

A força e a longevidade da sua rede de contatos dependem mais da qualidade das conexões estabelecidas do que a quantidade de pessoas que está nela. Em uma palestra, conferência, cursos e outros eventos que favorecem o networking, busque um envolvimento com pessoas novas. Tente fazer perguntas sobre a outra pessoa, em vez de falar de si e do seu negócio logo de início. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial e pode revelar mais sobre oportunidades de crescimento que poderão ser aproveitadas futuramente.


Para manter um contato vivo, uma comunicação recorrente é importante.

Tornar um negócio efetivo no começo é difícil: mas o networking pode ser a peça que faltava

Como empreendedor, o networking pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio: cultivando conexões genuínas, sua rede de contatos pode ser ampliada inclusive de forma espontânea, conforme você e seu negócio causam boas impressões e são referenciados. Com um pouco de prática, seu capital social se torna cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais.
Para profissionais autônomos, como freelancers, o networking apresenta uma importância ainda maior no desenvolvimento da carreira profissional. Ao estabelecer contato com seus antigos clientes e, oferencendo um bom serviço, você, com certeza, estará com sua agenda sempre cheia. Lembre-se: cliente satisfeito, volta para você.

Estou iniciando agora à ser freelancer, como conseguir projetos sem ter portfólio ou nenhuma experiência?

Ser freelancer não é fácil, o preço da autonomia pessoal e profissional pode ser bem caro, principalmente para quem está começando. Não pense que exista alguma fórmula mágica para caírem projetos em seu colo todo o tempo, você tem que correr atrás!

Antes de tudo você precisa adquirir experiência. Procure familiares ou amigos e ofereça serviços para seus negócios de graça ou cobre apenas um valor simbólico: ninguém quer investir em um profissional sem experiência.

Quando se der por conta, você já estará com seu portfólio cheio e, ao mesmo tempo, estará desenvolvendo pela primeira vez seu networking: quem sabe aquele amigo do seu primo não tem um serviço bacana para você?

Não desista: o início é difícil para todo mundo

Ninguém desenvolve seu próprio negócio da noite para o dia. É um processo longo e contínuo. Quanta mais persistência, maior será sua rede de contatos e novos clientes você conquistará.

Uma boa dica para quem deseja trabalhar independemente pela internet, é aderir à serviços de freelancers online, como o Workana ou o 99Freelas.

Desenvolver seu networking é importantíssimo para manter a longevidade de um empreendimento!

João V. Dias Wasquevite

João V. Dias Wasquevite

Freelancer

Criador da Agência Codest, trabalha como desenvolvedor web freelancer. Especializado em WordPress, atua (quase) exclusivamente no ramo de sites empresariais e e-commerces.